Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Aleitamento materno: leite como imunizante

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância da amamentação nos primeiros meses de vida

aleitamento materno
O leite materno contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês

O leite materno, fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês, é considerado a primeira vacina dos recém-nascidos. Sua função imunizante garante que os pequenos tenham proteção contra diversas doenças. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses de idade.

“As vacinas para os recém-nascidos e crianças são fundamentais. Quando associadas ao leite materno, que funciona como um imunizante natural, a proteção e prevenção de inúmeras infecções são potencializadas, principalmente nos primeiros 6 meses de vida. A amamentação é o alimento mais equilibrado para os bebês”, pontua a médica e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino.

Leite como imunizante

O leite materno contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês, pois possui o equilíbrio ideal de gorduras, carboidratos e proteínas. Além disso, os benefícios se transformam em imunizantes para as crianças. Essa proteção diminui as chances de infecção nos ouvidos, vômito, diarreia, pneumonia, infecção no trato urinário e meningite. E pode também reduzir a hospitalização por doenças respiratórias, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

No entanto, nem sempre as mães conseguem amamentar os pequenos, por uma série de fatores emocionais, sociais e fisiológicos. “Se a lactante se sente insegura, desmerecida ou pressionada, isso impacta diretamente a produção de leite. Assim, ter um ambiente acolhedor e tranquilo para amamentar é extremamente importante”, explica o médico pediatra neonatologista Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe.

O especialista ressalta também a importância de as mulheres não se sentirem culpadas quando isso ocorrer, mas procurarem o auxílio de um especialista, que dará as orientações e direcionamentos necessários para cada caso. “A mulher precisa contar com uma rede de apoio, que pode envolver desde os profissionais de saúde, incluindo os pediatras, até grupos de mães, amigos, familiares e a própria sociedade como um todo”, finaliza o pediatra.

Agosto Dourado – aleitamento materno

Agosto Dourado é o mês que simboliza a luta pelo esclarecimento e a importância da amamentação. Estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o aleitamento materno é um direito da criança e da mãe também, seja no trabalho, em casa ou quando está em privação de liberdade.

Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, aSemana Mundial de Aleitamento Materno de 2022 reforça a necessidade do conhecimento da sociedade sobre como oferecer as melhores condições para as mães que amamentam, além de ter uma rede de apoio.

Segundo o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o aleitamento materno já nas primeiras horas do nascimento do bebê pode reduzir a mortalidade neonatal. Os benefícios não são só para os pequenos, pois as mães que amamentam têm redução das contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia, além do fortalecimento do vínculo afetivo.