Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Diabetes: vacinação é essencial para a saúde de pacientes com a doença

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza os imunizantes necessários para a prevenção de enfermidades que podem agravar os casos dessas pessoas

diabetes
As vacinas são fundamentais para prevenir enfermidades, e em pessoas com diabetes elas são ainda mais importantes.

O diabetes possui como característica o aumento da concentração de glicose no sangue. A Federação Internacional de Diabetes estima que 537 milhões de adultos tenham a doença. Neste Dia Nacional do Diabetes, o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância da vacinação para a prevenção de outras enfermidades a que esses pacientes estão mais suscetíveis, como pneumonia e hepatite.

“As vacinas são fundamentais para prevenir enfermidades, e em pessoas com diabetes elas são ainda mais importantes. Entre os imunizantes recomendados estão o da gripe (influenza), pneumocócica conjugada 13, pneumocócica polissacarídica 23, hepatite B e herpes zóster”, explica a pediatra Heloisa Giamberardino, coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, que é referência em imunização há 23 anos e disponibiliza diversos imunizantes para prevenir doenças em pacientes diabéticos.

Conviver com o diabetes exige uma série de cuidados com a saúde e com a qualidade de vida. Em primeiro lugar, é necessário estar com os exames e o acompanhamento médico em dia para controle da doença. Uma alimentação saudável, com legumes, verduras e frutas, e equilíbrio da quantidade de açúcar consumida também são hábitos fundamentais. Além disso, a prática de exercícios físicos propicia inúmeros benefícios para quem convive diariamente com a enfermidade.

O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento adequado de pacientes com a doença. Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas, que variam em cada pessoa e de acordo com o tipo do diabetes. “Os sinais variam, principalmente, entre crianças e adultos, e o diagnóstico correto só pode ser confirmado por um especialista. É importante que os pacientes sigam todas as orientações médicas e recebam as vacinas recomendadas”, ressalta a médica.

Conheça os tipos mais comuns de diabetes

– Tipo 1: geralmente diagnosticado na infância e adolescência, o tipo 1 é autoimune. O organismo ataca e destrói as células do pâncreas, que produzem a insulina, provocando prejuízos para diversos órgãos do corpo. O tratamento é realizado com a aplicação de injeções de insulina e uma dieta com baixo teor de açúcar e carboidrato.

– Tipo 2: forma mais comum de diabetes, esse tipo é causado por fatores genéticos, maus hábitos alimentares e falta de atividade física. Manifesta-se, geralmente, a partir dos 40 anos e pode ser tratada com remédios e alimentação saudável.

 – Gestacional: esse tipo de diabetes surge durante a gravidez e pode ser diagnosticado por meio de exames para acompanhamento da gestação. A predisposição genética e os hábitos alimentares ruins são as principais causas do diabetes gestacional.