Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Disponível no CEVA, vacina contra a gripe (Influenza) é ainda mais essencial nesta fase crítica da pandemia

A imunização, necessária anualmente, é fundamental também para evitar o colapso do sistema de saúde

No início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, do Ministério da Saúde, que segue até o dia 9 de julho, fica o alerta: a imunização salva vidas. Neste momento de pandemia, ela é fundamental.

A vacina contra a gripe (Influenza) pode ajudar a evitar o colapso no sistema de saúde, que está à beira da sua capacidade máxima devido aos casos de COVID-19. O imunizante deve fazer parte da rotina de toda população anualmente, pois ele é sempre atualizado para garantir a proteção contra novos tipos de cepas (vírus).

No Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe, referência em imunizações há mais de 20 anos, está disponível a Vacina contra Influenza Quadrivalente – que tem quatro cepas contra a Influenza. O CEVA oferece atendimento integral a todas as faixas etárias, de recém-nascidos até idosos. A vacina contra a gripe pode ser realizada a partir dos 6 meses.

Coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH), do Serviço de Imunizações do Hospital Pequeno Príncipe e médica responsável pelo CEVA, Heloísa Giamberardino lembra que a vacinação é um ato de cidadania. “Além da autoproteção, contribui na proteção do grupo. A decisão de não se vacinar vai acarretar na redução da imunidade populacional, podendo resultar em surtos devido aos ‘bolsões de infecção’”, completa.

O ato de vacinação é um dos procedimentos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes bacterianos e virais. “É essencial que a vacinação acompanhe o indivíduo desde o primeiro dia de vida e até de forma intrauterina. É fundamental que persista em cada fase de sua vida, de acordo com orientação médica. A carteira de vacinação precisa estar sempre em dia, mesmo durante a pandemia”, reforça a especialista.