Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Doenças comuns no verão podem ser prevenidas com vacinação

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância da imunização nos períodos mais quentes do ano

Algumas doenças comuns no verão podem ser prevenidas com vacinação.
Algumas das doenças comuns no verão podem ser prevenidas com vacinação.

Com as altas temperaturas em todo o país, é importante estar atento às doenças do verão que podem ser prevenidas com a vacinação. A época aguardada por muitas pessoas, em razão das férias, brincadeiras na piscina e viagens à praia, também exige cuidados, especialmente com a imunização de crianças e adolescentes.

“A vacinação é muito importante em todas as épocas do ano. Mas o verão é um período em que a proliferação de alguns vírus, como o da hepatite A, enterovírus, febre amarela, dengue, entre outros, é maior por conta das chuvas e ondas de calor. Além disso, o excesso de exposição solar pode deixar o organismo mais suscetível a doenças. É papel dos responsáveis manter a carteira de vacinação das crianças e adolescentes em dia”, explica a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Confira as doenças comuns no verão que podem ser prevenidas com vacinação

Febre amarela

O que é? É uma doença viral, com letalidade de até 60%.

Qual é a forma de transmissão? Por meio de um mosquito infectado. Nas áreas urbanas é o Aedes aegypti, e em áreas de mata os principais mosquitos são Haemagogus e Sabethes. A febre amarela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas? Febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode causar insuficiência hepática e renal, icterícia (pele ou olhos amarelados) e manifestações hemorrágicas.

Quem pode tomar a vacina? A partir dos 9 meses de vida.

Esquema de doses de rotina:

  • Crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos.
  • Acima de 4 anos: não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal.

– Hepatite A

O que é? É uma doença viral como a febre amarela.

Qual é a forma de transmissão? Por meio de bebidas e alimentos contaminados, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal e pelo contato com pessoas infectadas.

Quais são os sintomas? Febre, falta de apetite, cansaço, dor abdominal, enjoo, vômito e icterícia (pele ou olhos amarelados). A doença causa inflamação leve ou grave no fígado.

Quem pode tomar a vacina? A partir de 1 ano de idade. Duas doses com intervalo de seis meses.

  • As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nessas idades recomendadas.

    Veja também – Hepatites A e B podem ser prevenidas

– Rotavírus

O que é? É uma doença viral que se apresenta com diversos sorotipos diferentes.

Qual é a forma de transmissão? Por meio do contato com alimentos e bebidas contaminados ou pessoas infectadas. É mais comum nas crianças menores de 5 anos, mas pode atingir todas as idades.

Quais são os sintomas? Febre, boca seca, tosse, diarreia, vômito e desidratação. A doença causa infecção no trato digestivo, provocando inflamação no estômago e intestino.

Quem pode tomar a vacina?  Bebês aos 2, 4 e 6 meses de vida, e é administrada via oral.

Dengue

O que é? É uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Qual é a forma de transmissão? Pela picada de um mosquito Aedes aegypti infectado. Também há registros de transmissão da mãe gestante para o bebê e por transfusão de sangue. 

Quais são os sintomas? A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou grave, podendo evoluir para o óbito. Em geral, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39°C a 40°C), de início súbito, com duração média de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupção na pele.

Quem pode tomar a vacina? Crianças, adolescentes ou adultos, dos 9 aos 45 anos, que já tenham sido infectados por pelo menos um dos sorotipos da dengue.