Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe é referência na imunização de gestantes

Neste mês das mães, o CEVA reforça a importância da vacinação para a saúde materna e desenvolvimento saudável do bebê

vacina gestantes
As vacinas aplicadas nas gestantes produzem anticorpos no organismo das mães que, de forma passiva, são passados aos bebês.

A fase da maternidade é rodeada de preocupações e preparativos, no entanto a imunização da gestante não pode ser deixada de lado. O sistema imunológico dela passa por uma série de mudanças durante o período gestacional, deixando-a mais suscetível à contaminação por agentes infecciosos. O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe possui os imunizantes recomendados para as mulheres na gravidez ou puerpério, além de oferecer atendimento diferenciado e humanizado para as mães.

“As vacinas aplicadas nas gestantes produzem anticorpos no organismo das mães que, de forma passiva, são passados aos bebês. A vacinação durante o período gestacional tem tripla função de proteção – gestante, feto e recém-nascido”, explica a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.

Os recém-nascidos ainda possuem o sistema imunológico em formação, por isso são mais sensíveis e suscetíveis a doenças. A coqueluche, por exemplo, que é uma infecção respiratória e altamente transmissível, representa alto risco para os bebês com menos de 6 meses, segundo o Ministério da Saúde. A doença, que é grave, provoca tosse e vômito e pode levar a criança a óbito.

“Os recém-nascidos só podem tomar a vacina para a coqueluche a partir dos 2 meses de vida. Os riscos de o bebê contrair a doença e ter complicações, caso a mãe não receba a vacina, podem ser graves. Até mesmo a gestante, se não se proteger com o imunizante, pode ter complicações causadas pela doença, como tosse intensa que pode levar a complicações na gestação”, reforça a médica.

Vacinas para gestantes disponíveis no CEVA

Os principais imunizantes para gestantes e puérperas são: influenza (gripe), tríplice bacteriana acelular e hepatite B, todos disponíveis no CEVA. A tríplice bacteriana acelular é uma vacina que oferece proteção contra difteria, tétano e coqueluche acelular, sendo fundamental no período gestacional.

O imunizante para a prevenção de sensibilização RHO em mulheres RHD-Negativo previne a incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê. Diferencial do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, a vacina deve ser aplicada em períodos específicos da gestação e necessita de atendimento especializado no momento da aplicação.

“Por conta da pandemia, muitas gestantes não procuraram as vacinas, deixando a si mesmas e a seus filhos vulneráveis. Por isso, é fundamental que o calendário de vacinação seja atualizado, garantindo a proteção e segurança de todos”, ressalta a especialista.