Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Idosos já somam 31 milhões no Brasil

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a imunização como ação fundamental para a saúde e qualidade de vida dessa população

idosos
O CEVA conta com cerca de dez imunizantes para pessoas com mais de 60 anos.

A população de idosos no Brasil cresceu. Pessoas com mais de 60 anos já somam 31 milhões, um salto de 39% em relação a 2012, quando o número de idosos estava na casa dos 22 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em julho deste ano. Neste Dia Mundial do Idoso, o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância da imunização para essa faixa etária.

O CEVA conta com cerca de dez imunizantes para pessoas com mais de 60 anos, seguindo o calendário de vacinação recomendado para essa população. “Cada vez o idoso está mais ativo. Com a chegada dos 60 anos, muitos se aposentam e possuem mais tempo livre, podendo aproveitar a vida, viajar, socializar, ser mais independentes, e isso é bom. Mas é importante prestar atenção e manter os imunizantes indicados para essa faixa etária atualizados”, pontua a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino. 

Principais vacinas recomendadas aos idosos

Herpes-zóster

Novidade no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, o imunizante é indicado para pessoas acima de 50 anos e possui dose única. Com nível de proteção superior a 90%, dependendo da faixa etária e presença de comorbidades, a vacina é feita a partir de uma subunidade (glicoproteína E) recombinante do vírus combinada com a adjuvante AS01 (Shingrix GSK) e pode ser aplicada em imunossuprimidos e transplantados. Pacientes com 18 anos ou mais também podem receber a vacina, a partir de recomendação médica.

“A doença herpes-zóster é causada pelo vírus da varicela. Estima-se que 99,5% dos adultos com 40 anos ou mais já estejam infectados com o vírus da herpes e um em cada três infectados ainda irão desenvolver a doença. Mesmo após contrair varicela, o vírus permanece no corpo e pode ser reativado por diversos fatores, entre eles a queda natural da imunidade, devido ao envelhecimento, desencadeando a herpes-zóster”, explica a especialista.

Influenza

A gripe é a doença respiratória que mais atinge as pessoas, e seu vírus (influenza) é transmitido pelo ar, por meio de gotículas expelidas em tosse e espirro. Como a facilidade de contaminação é grande, deve-se ficar alerta para diminuir a chance de contágio. O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza a vacina da gripe (influenza) quadrivalente, com duas cepas influenza A e duas cepas influenza B.

Conforme a médica, o clima frio é mais propício para a circulação de agentes infecciosos. “Os vírus circulam por mais tempo na nossa região por conta do clima. A influenza tipo B é um vírus que circula mais no segundo semestre. Quem ainda não se vacinou precisa fazê-lo”, alerta.

Pneumocócica conjugada 13

O imunizante previne infecções causadas por Streptococcus pneumoniae, vírus causador da pneumonia, que pode ter origem viral ou bacteriana. Uma das principais formas de prevenção é por meio da vacinação, fundamental para evitar as formas graves da doença.  “O imunizante é de uso intramuscular e pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, com recomendação para crianças, adolescentes, adultos com doenças crônicas e idosos”, completa.

Dia Mundial do Idoso

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 e é comemorada todos os anos no primeiro dia de outubro. Tem como objetivo a sensibilização da sociedade com relação às questões do envelhecimento, proteção e cuidado com a população idosa. No Brasil, em 1.º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei n.º 10.741, que institui o Estatuto da Pessoa Idosa. O documento garantiu o direito à vida, saúde, alimentação, educação, entre outros direitos fundamentais para a qualidade de vida dos idosos.