Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Imunizante contra a gripe já está disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

A imunização é fundamental para prevenir complicações decorrentes da Influenza

No Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe já tem disponível a vacina Influenza Quadrivalente.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde, teve início no dia 4 de abril. Este ano o imunizante é diferente, pois traz em sua composição proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da gripe alcança taxas altas de hospitalização todos os anos, tem alto potencial de transmissão entre pessoas e pode até mesmo levar a óbito, por isso, a imunização é fundamental e deve ser realizada todos os anos.

A médica e responsável pelo Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloísa Giamberardino, reforça a necessidade da população se imunizar. “Vacinar é um compromisso de cuidado consigo e com as pessoas próximas. Não temos como prever como nosso organismo irá reagir frente a uma infecção, inclusive às causadas pelo vírus Influenza (gripe). A forma mais eficaz para reduzir os riscos das complicações provocadas pela doença é a imunização pela vacina. É fundamental que toda a família seja imunizada – pais e filhos”, explica a especialista.

Imunizante disponível no CEVA

O Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe, referência em imunização, já tem disponível a vacina contra a Influenza Quadrivalente, com 2 cepas Influenza A e 2 cepas Influenza B – diferentemente da rede pública, que só possui a vacina contra a Influenza Trivalente.

O imunizante pode ser aplicado a partir dos seis meses de vida. No entanto, as crianças até oito anos de idade que nunca tomaram a vacina da gripe devem tomar duas doses do imunizante, com intervalo de um mês entre cada aplicação.

O Centro oferece atendimento integral a todas as faixas etárias – de recém-nascidos até idosos – e funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. Além disso, também é possível que uma equipe vá realizar a vacinação em casa, mediante agendamento.

Transmissão e sintomas da gripe (Influenza)

O vírus da gripe é transmitido por meio de secreções respiratórias – gotículas de saliva, tosse e espirro. Fique atento aos sintomas:

  • – Coriza;
  • – Tosse;
  • – Irritação na garganta;
  • – Dor de cabeça;
  • – Dor no corpo.

Se imunize e fique protegido contra o vírus Influenza, bem como suas complicações.

Novas cepas da gripe estão circulando entre a população, por isso, confira a composição da vacina aplicada em 2021 pelo CEVA e a disponível este ano.