Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Meningite: imunização previne os diversos tipos da doença

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância das vacinas para a prevenção da doença, que pode levar à morte

Meningite pode atingir pessoas de todas as idades

A meningite é uma inflamação grave das meninges, que são as responsáveis por proteger o cérebro e a medula espinhal. O Sistema Nervoso Central é envolto por três membranas: dura-máter, aracnoide e pia-máter. As membranas, que possuem a função de proteção, quando infectadas por bactérias, vírus ou fungos específicos, causam a doença.

No Brasil, entre os diversos tipos, a mais frequente é a meningite viral, provocada por diversos vírus. “As formas mais graves são as meningites bacterianas, especialmente a meningocócica, podendo ser fatal em aproximadamente 20% dos casos. Cerca de 10% a 20% das pessoas que contraem a infecção apresentarão alguma sequela, como surdez, problemas cognitivos, convulsões, até amputação de membros quando o agente causador é o meningococo, além de outras alterações neurológicas”, afirma a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Principais tipos de meningite

  • Meningite viral

Esse tipo de meningite pode ocorrer em qualquer época do ano e atinge todas as idades, mas é mais frequente em crianças e adolescentes imunossuprimidos. Os principais causadores são os enterovírus, vírus do herpes, vírus do sarampo e outros.

A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas pelo vírus ou em ambiente contaminado.

  • Meningite bacteriana

Atinge pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente crianças menores de 5 anos e adolescentes. Mais grave que a meningite viral, a bacteriana é causada por diversas bactérias, como a Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis e Haemophilus influenzae. A infecção, quando não tratada corretamente, pode deixar sequelas, entre elas dano cerebral, perda auditiva e dificuldades na aprendizagem.

Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, vômitos, dores musculares e rigidez no pescoço. A transmissão ocorre por contato direto com uma pessoa infectada ou devido ao contato com portadores da bactéria, assintomáticos.

  • Meningite fúngica

Causado por fungos, esse tipo de meningite é menos comum e atinge pessoas com o sistema imunológico comprometido. O principal fungo causador da meningite fúngica é o Cryptococcus.

Independentemente do agente motivador, os sintomas são similares e incluem febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço, entre outros.

Prevenção

A principal forma de prevenir a meningite é a vacinação. O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza os principais imunizantes contra a meningite – Haemophilus influenzae tipo B, meningocócicas conjugadas ACWY e meningocócica B. “É muito importante que pessoas de todas as faixas etárias sejam imunizadas com as vacinas contra a doença. Vale ressaltar que a vacina contra a meningite C e ACWY também reduz os estados de portador e, dessa forma, é possível reduzir os casos de infecção e as sequelas deixadas pela meningite”, pontua a médica.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção, como realizar a higiene correta das mãos, evitar contato com pessoas infectadas e não compartilhar alimentos e itens de higiene pessoal.