Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br


POR QUE DEVEMOS ESTAR VACINADOS?

A vacinação garante proteção contra várias doenças. Além de imunizar, a vacinação também promove uma proteção indireta das pessoas do meio familiar, escolar, estabelecimentos de educação infantil, universidades, profissionais, enfim, da população em geral, uma vez que interrompe a capacidade de transmissão de bactérias e/ou vírus entre as pessoas.

O QUE PODE ACONTECER SE EU E MEU FILHO NÃO NOS VACINARMOS?

Sem a vacinação, você e seu filho podem adquirir doenças imunopreveníveis, que têm evolução imprevisível e individualizada, podendo evoluir para formas graves, chegando, até mesmo, ao óbito. Além disso, há questões legais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente que podem levar a demandas junto ao Conselho Tutelar e também à dificuldade de realização de matrículas escolares.

No estado do Paraná, existe a Lei nº 19.534 de 4/6/2018:
“Art. 1º É obrigatória, em todo o território estadual, a apresentação da carteira de vacinação dos alunos de até dezoito anos de idade, no ato de suas respectivas matrículas, em todas as escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”.

Com relação aos adultos, há várias recomendações de realização de vacinas por categorias profissionais e/ou tipo de atividade executada, que podem ser acessadas pelo site: www.sbim.org.br.

AS VACINAS PODEM CAUSAR REAÇÕES ADVERSAS?

Após a aplicação de algumas vacinas, podem acontecer eventos adversos de forma leve e transitória, pois as vacinas são seguras e submetidas a vários anos de pesquisa antes da sua liberação para uso nas populações.

SE ATRASAR ALGUMA VACINA, DEVO REALIZAR NOVAMENTE TODO ESQUEMA DE VACINAÇÃO?

Devemos evitar atrasos na vacinação. Porém, se acontecer, em geral não é necessário recomeçar todo o esquema. Você pode buscar orientação com um dos nossos profissionais ou com seu médico.

O ADULTO TAMBÉM DEVE SER VACINADO?

Sim. Algumas vacinas iniciadas na infância têm suas doses de reforço indicadas na fase adulta e outras indicadas para pacientes idosos. Se o adulto estiver com o calendário vacinal com atraso de doses ou incompleto, deve atualizá-lo.

AS VACINAS PODEM DESENVOLVER DOENÇAS?

Não. Mesmo as vacinas produzidas a partir de microrganismos vivos e atenuados não provocam a doença natural. O que pode ocorrer é uma forma de reação no local da aplicação e febre passageira.

POSSO REALIZAR MAIS DE UMA VACINA NO MESMO DIA?

Sim. Não existem contraindicações para a realização de mais de uma vacina no mesmo dia, salvo algumas exceções, como as vacinas derivadas de vírus vivos atenuados. Nesses casos, a equipe do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe está treinada para fornecer as orientações necessárias.

PRECISO FAZER O AGENDAMENTO PARA REALIZAR UMA VACINA?

Não é necessário, para atendimento no Centro de Vacinas. Nesse caso o nosso atendimento é feito por ordem de chegada.
O agendamento é necessário somente para vacinação domiciliar.

QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO ACEITAS PELO CENTRO DE VACINAS PEQUENO PRÍNCIPE?

Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, no cartão de débito ou no cartão de crédito. Para pagamentos no cartão de crédito, o parcelamento pode ser feito em até cinco vezes (para valores acima de R$ 500).