Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Pneumonia: vacina previne o desenvolvimento de formas graves da doença

O frio e o clima seco contribuem para a transmissão e intensificação da infecção, que pode levar a óbito. O imunizante contra a doença está disponível no CEVA

pneumonia
Uma das principais formas de prevenção da pneumonia é por meio da vacinação.

A pneumonia atinge pessoas de todas as idades. Diferentemente da gripe, que afeta as vias aéreas superiores – nariz, garganta e faringe –, a doença atinge diretamente o pulmão, causando uma infecção. A pneumonia pode ter origem viral ou bacteriana e tem como principal causador a bactéria Streptococcus pneumoniae ou pneumococo. Uma das principais formas de prevenção é por meio da vacinação, fundamental para evitar as formas graves da doença.

“Crianças, pessoas com comorbidades e idosos são os mais propensos a desenvolver formas graves da doença. No entanto, pessoas saudáveis não estão isentas de desenvolverem complicações por conta da pneumonia”, explica a médica e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza  atualmente a vacina contra a pneumonia, a Pneumocócica Conjugada 13 – valente.  O imunizante é de uso  intramuscular e pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, com recomendação principal para crianças, adultos com doenças crônicas e idosos.

Tanto a pneumonia viral quanto a bacteriana são transmitidas por secreções  e/ou gotículas respiratórias de pessoas contaminadas e pelo ar. Além da vacinação, alguns cuidados podem ser tomados para evitar a doença, como higienizar as mãos frequentemente , uso de máscara e ambientes com boa higiene e ventilação.

O atraso no início do tratamento pode agravar a pneumonia e comprometer seriamente os pulmões, podendo até mesmo levar à morte. Por isso, a consulta com o médico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos da doença.

Sinais de alerta da pneumonia

– Tosse

– Febre

– Dor no peito

– Dificuldade para respirar

Sobre o Centro de Vacinas

No Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe, referência em imunizações há mais de 20 anos, está disponível atendimento integral a todas as faixas etárias – de recém-nascidos até idosos – e funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento prévio. Além disso, também é possível que uma equipe vá realizar a vacinação em casa, mediante agendamento, por meio do telefone (41) 3310-1414 ou (41) 3310-1141. Siga o CEVA pelo Instagram e fique por dentro de assuntos de qualidade!