Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Por que existem doses de reforço para vacinas?

A imunização é uma das principais formas de prevenir doenças, mas precisa seguir o esquema vacinal recomendado para ser eficaz

dose de reforço
Para que a resposta de formação de anticorpos em níveis protetores adequados seja obtida, algumas vacinas exigem doses de reforço.

A imunização é um dos principais meios de prevenir diversas doenças, por isso a carteira de vacinação deve estar sempre atualizada. Em 2022, a cobertura vacinal no Brasil chegou a 68%, segundo dados do DATASUS, do Ministério da Saúde. Embora mais da metade da população tenha sido vacinada, a estimativa ideal de 95% não foi atingida

Para que a resposta de formação de anticorpos em níveis protetores adequados seja obtida, algumas vacinas exigem doses de reforço. Todas as faixas etárias precisam atentar-se a isso. Principalmente crianças menores de 4 anos, fase em que o sistema imunológico está em desenvolvimento. Nesses casos, especialmente, uma só dose não é suficiente para que sejam formados anticorpos em quantidade necessária para a proteção eficaz.

Utilização de doses de reforço

Outro motivo para a utilização de mais de uma dose da vacina se relaciona à redução de anticorpos ao longo do tempo, que ocorre para algumas vacinas, como a da influenza, da coqueluche e antitetânica. Por isso, precisam de doses de reforço para voltarem a ter níveis protetores de anticorpos.

Outra causa para o reforço é que alguns imunizantes necessitam, no seu esquema primário, de doses adicionais para que os níveis ideais de anticorpos sejam atingidos. Um exemplo disso são as vacinas contra a hepatite B, HPV e herpes-zóster.

“Quando umacriança ou um adulto não recebe a dose de reforço necessária, ela não alcançará a formação completa da imunidade contra aquela enfermidade. Eventualmente, se for exposta, pode contrair a doença. É importante destacar que todas as doses de vacinas estimulam os anticorpos, mas só haverá a eficácia plena se todas as doses necessárias forem realizadas”, explica a médica e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

No momento da aplicação do imunizante já é possível verificar se no esquema vacinal há a indicação de doses de reforço e o intervalo entre as doses.