Referência na área, o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância da vacinação para todas as faixas etárias
O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe atua há mais de 20 anos na imunização de pessoas de todas as idades. A credibilidade e a história da instituição foram construídas ao longo dos anos para que o local se tornasse referência na área. Neste 18 de setembro, aniversário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o CEVA reforça a importância da vacinação como estratégia de saúde pública.
Instituído em 1973 pelo Ministério da Saúde, após a percepção da necessidade de cobertura vacinal e controle de imunização, o PNI do Brasil é um dos maiores do mundo, com 45 diferentes imunobiológicos. As vacinas são divididas por faixas etárias e incluem todas as idades.
“É fundamental que a população siga o Calendário Nacional de Vacinação para a saúde de todos, não só das crianças. Foi por meio das vacinas que diversas doenças já foram erradicadas, como a poliomielite e a varíola”, pontua a médica e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino.
Embora a imunização já tenha sido consolidada na população, com a pandemia de COVID-19 a cobertura vacinal caiu em todo o mundo, registrando a menor taxa nos últimos 30 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Mesmo após dois anos de pandemia, a aplicação das vacinas na população continua tendo baixas. A vacinação é direito e dever de todos.
O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe possui as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações, além de atender ao Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde e ao de imunizações recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Muito se fala sobre a vacinação das crianças, porém a vacina para outros públicos – como adolescentes, adultos, gestantes, puérperas e idosos – também é imprescindível. “As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger o paciente contra doenças transmissíveis. Estar com a carteira de vacina atualizada é fundamental para prevenir essas doenças”, completa a médica.
Para a especialista, vacinar é um compromisso com a própria saúde e também das pessoas ao redor. “Estar com as vacinas em dia é um ato de proteção individual e coletiva independentemente da idade. Os adultos têm uma tendência a não se vacinarem, mas é muito importante que todos procurem seus médicos de confiança ou os serviços especializados em vacinas e atualizem a carteira vacinal”, finaliza.