Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Rematrícula escolar exige carteira de vacinação atualizada

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe reforça a importância da imunização para prevenção de doenças entre crianças e adolescentes

rematrícula escolar
A vacinação é um direito das crianças e dos adolescentes e é papel dos responsáveis vacinar e incentivar a imunização.

O ambiente escolar é essencial para o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças e adolescentes. O local também possibilita constante socialização e contato entre os estudantes. Por isso, nesta época de rematrícula escolar, a atenção com a atualização da caderneta vacinal é fundamental. Afinal, é lei em todo o território paranaense que no momento da matrícula escolar, nas escolas públicas e privadas, seja apresentada a carteira de vacinação dos alunos de até 18 anos.

A cobertura vacinal está baixa em todo o Brasil, o que acende um alerta ainda maior aos responsáveis. Em 2021, a taxa ficou em 60%, enquanto em 2020 e 2019, em 67% e 73%, respectivamente. “Dentro das escolas podem ocorrer surtos de doenças infectocontagiosas, por isso a importância da imunização. A criança ou adolescente deve estar na escola, mas é importante que fiquem seguras e vacinadas”, pontua a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a vacinação é um direito dessa população, e é papel dos responsáveis vacinar e incentivar a imunização. “As instituições de ensino também podem e devem incentivar o ato. Inclusive, promovendo palestras e encontros sobre o assunto, contando com a participação de profissionais da saúde aptos a orientarem os pais sobre a atualização vacinal”, destaca a especialista. E completa: “A orientação é que esse assunto seja tratado durante todo o ano e não somente na matrícula ou rematrícula”.

Rematrícula escolar: veja as principais vacinas recomendadas

  • de 0 a 12 meses – BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, pneumocócica pentavalente, rotavírus, meningocócica C, influenza, febre amarela e tríplice viral;
  • de 15 meses aos 4 anos – DTP, poliomielite, hepatite A, tríplice viral + varicela;
  • dos 9 aos 19 anos – HPV (9 a 14 anos), meningocócica C, hepatite B, febre amarela, dupla adulto, tríplice viral.