Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Dengue: confira mitos sobre a doença e formas de preveni-la

A vacina é um dos principais meios de evitar o vírus. O imunizante está disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

A dengue pode atingir pessoas de todas as idades.
A dengue pode atingir pessoas de todas as idades.

Entre as doenças mais comuns no verão está a dengue, que pode atingir pessoas de todas as idades. O clima mais quente e o acúmulo de água da chuva nos quintais são os focos de proliferação da doença, que no Paraná chegou a 2.843 casos e três óbitos somente no mês de janeiro, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Entre 2010 e 2019, 16,2 milhões de casos de dengue foram registrados em toda a América, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

“Os vírus da dengue [DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4] são transmitidos principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. São várias as medidas preventivas, como realizar a manutenção dos ambientes externos e não acumular água parada. A vacinação também compõe a estratégia de prevenção, atualmente recomendada para as pessoas que já foram previamente infectadas”, pontua a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Vacina contra a dengue

No Brasil, só há um imunizante para a prevenção da dengue, que protege contra o tipo mais grave, a dengue hemorrágica. A vacina, disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, oferece proteção contra os quatro tipos da doença e pode ser aplicada a partir dos 9 anos até os 45 anos de idade.

Sintomas

A infecção pode ser assintomática ou causar diversos sintomas, até mesmo a morte. “Normalmente, o primeiro sintoma é a febre alta [39°C a 40°C], com duração de dois a sete dias, e pode vir acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns”, explica a médica.

Mitos sobre a dengue

1) Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada?

Mito. Os reservatórios secos não impedem o mosquito de reproduzir-se. É preciso limpar o local, pois os ovos podem permanecer vivos por mais de um ano sem água. 

2) Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito?

Mito. Não há comprovação da eficácia da borra de café nem de terra na água das plantas no combate ao mosquito. Especialistas já verificaram, inclusive, que a larva do mosquito se desenvolve na água suja. O ideal é tentar eliminar os pratos dos vasos. Caso não seja possível, é importante sempre fazer a limpeza com água e sabão. 

3) Repelentes são a principal forma de prevenção da picada do mosquito?

Mito. Os repelentes e as velas de citronela ou andiroba possuem efeito indeterminado e temporário, ou seja, não oferecem proteção contra a picada do mosquito. A vacinação é a principal forma de prevenção.

4) Qualquer picada do mosquito transmite a doença?

Mito. Para que a transmissão aconteça é preciso que o mosquito esteja contaminado.  

5) Ar-condicionado e ventilador matam o mosquito?

Mito. A temperatura e a umidade baixa inibem o mosquito, ou seja, dificultam que ele detecte a vítima. Porém esses equipamentos não matam o inseto, apenas o espantam por um tempo. 

Fonte: Ministério da Saúde.

Cuidados para evitar a proliferação do mosquito

– Não deixe água parada.
– Mantenha as lixeiras fechadas e protegidas da chuva.
– Os potes com água de animais precisam ser bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
– Mantenha os vasos de plantas limpos e coloque areia até a borda.
– Guarde baldes e vasos de plantas com a boca para baixo.
– Não deixe acumular água nas lajes e calhas.
– Tampe os ralos de água com telas ou mantenha-os vedados, principalmente se não forem muito usados.
– Entulhos e lixos devem ser descartados corretamente. Pneus, garrafas e copos, se guardados, precisam estar protegidos de água parada.

Fique sempre alerta com os locais que podem armazenar água parada, mantendo-os limpos e secos.