Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Vacina da gripe já está disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

O imunizante oferecido é o quadrivalente e protege contra quatro cepas do vírus da influenza

A vacina da gripe é fundamental para todas as idades.
A vacina da gripe é fundamental para todas as idades.

A gripe é uma das doenças virais mais comuns do mundo e ocorre em épocas mais frias do ano. A infecção, provocada pelo vírus da influenza, pode causar hospitalização e, até mesmo, óbito, especialmente entre os grupos de maior risco, como crianças, gestantes, idosos, pessoas com doença respiratória e cardíaca, imunossuprimidos, entre outros. Em 2022, foram aplicadas 63 milhões de vacinas em todo o Brasil, já em 2023 a meta é imunizar mais de 79 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde.

No Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, o imunizante disponível é quadrivalente, ou seja, oferece proteção contra quatro tipos de cepas do vírus da influenza. A pediatra e coordenadora da unidade, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, reforça a importância da vacinação. “A vacina da gripe precisa ser tomada todos os anos, já que o vírus sofre mutações constantes. Essa proteção é um cuidado consigo e também com o outro. Além disso, cada organismo reage de uma forma diferente diante de uma infecção. Estar imunizado previne o desenvolvimento das formas graves da doença”, explica a especialista.

O imunizante contra a gripe deve ser aplicado anualmente, pois a proteção cai progressivamente seis meses depois da aplicação e todos os anos surgem novas cepas ou mutações do vírus da influenza. No entanto, crianças que tenham entre 6 meses e 9 anos de idade e que nunca foram vacinadas devem tomar duas doses com intervalo de um mês. Já as que se vacinaram em anos anteriores devem tomar somente a dose anual.

As vacinas aplicadas são inativadas, ou seja, com vírus mortos, por isso não causam gripe. Embora, em alguns casos, possam ocasionar dor no local, febre e mal-estar até 48 horas após a aplicação. A proteção contra a gripe ocorre de duas a três semanas depois da vacina aplicada, por isso é importante tomar o imunizante antes do início do inverno.

Prevenção e sintomas

A vacinação previne o desenvolvimento das formas graves da gripe. Aliados a isso, alguns cuidados podem ser adotados, como cobrir a boca quando tossir ou espirrar, lavar frequentemente as mãos e manter os ambientes ventilados.

A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias – gotículas de saliva, tosse e espirro. Alguns dos principais sintomas são:

– coriza;

– tosse;

– irritação na garganta;

– dor de cabeça; e

– dor no corpo.