Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Acompanhar periodicamente seu calendário vacinal ou do seu filho – criança ou adolescente –, além de manter a carteira de vacinação sempre atualizada, garante a proteção contra as principais doenças transmissíveis.

Vacinar é um compromisso com a saúde. Um ato de proteção individual e coletiva e, consequentemente, um ato de cidadania, em todas as faixas etárias.

Mais proteção e imunização = mais saúde!


Prematuros


ANTICORPO MONOCLONAL ESPECÍFICO CONTRA O VSR (PALIVIZUMABE)

Doença que previne: Vírus Sincicial Respiratório
Quando aplicar: prematuros até 28 semanas gestacionais, no 1º ano de vida. Prematuros até 32 semanas gestacionais, nos primeiros 6 meses de vida. Bebês com doença pulmonar crônica da prematuridade e/ou cardiopatia congênita, até o 2º ano de vida, desde que esteja em tratamento dessas condições nos últimos 6 meses.
Número de doses: conforme recomendação médica, durante sazonalidade da doença, até 5 doses.
Aplicação: intramuscular.
a

Crianças

(0 a 10 anos)

BCG

Doença que previne: Tuberculose
Quando aplicar: ao nascer
Número de doses: uma dose
Aplicação: intradérmica
Descrição: A tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas que mais causam mortes no mundo, inclusive no Brasil. É provocada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch, e tem como meio de transmissão as gotículas de respiração, tosses ou espirros.

Embora acometa principalmente os pulmões, a tuberculose também pode atingir os rins, os ossos e as meninges (membranas que protegem o cérebro e o sistema nervoso). A vacina BCG é composta pelo bacilo de Calmette-Guérin, oferecendo proteção contra formas graves da tuberculose.

HEPATITE B

Doença que previne: Hepatite B
Quando aplicar: ao nascer e aos 2, 4 e 6 meses de vida
Número de doses: quatro doses. O esquema vacinal de três doses pode ser realizado conforme orientação médica
Aplicação: intramuscular
Descrição: A hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem propensão a infectar os hepatócitos, que são as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente ou pelas células do sistema de defesa – que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico.

O vírus, além de provocar alterações no fígado, pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas agudos, como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Se o diagnóstico não for precoce, pode evoluir para a fase crônica, que pode ser assintomática ou ser caracterizada por grave comprometimento do fígado e evoluir para cirrose.

HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B

Doença que previne: Meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B (HIB)
Quando aplicar: a partir dos 2 meses de vida
Número de doses: três doses e reforço acima de 1 ano de idade
Aplicação: intramuscular
Descrição: A Haemophilus influenzae tipo B é uma bactéria que provoca doenças graves como meningite bacteriana, epiglotite e septicemia, além de pneumonia e infecções da corrente sanguínea. A transmissão acontece por meio da tosse, espirro e gotícula de saliva.

Em pessoas não imunizadas, o HIB pode entrar na corrente sanguínea e disseminar-se pelo organismo, causando meningite, pneumonia, inflamação da garganta, otite, artrite, infecção da membrana que recobre o coração, infecção dos ossos, entre outras doenças.

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR + POLIOMIELITE + HIB: PENTAVALENTE

Doença que previne: Difteria, tétano, coqueluche acelular, poliomielite e Haemophilus influenzae tipo B (HIB)
Quando aplicar: aos 2, 4 e 6 meses e reforço aos 15 meses de vida
Número de doses: quatro doses
Aplicação: intramuscular
Descrição: Exclusivo para bebês e crianças até 5 anos, o imunizante oferece proteção contra cinco doenças. A difteria, provocada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, é uma doença infectocontagiosa respiratória que atinge a faringe, a laringe e as amígdalas. A enfermidade é comum na infância, principalmente após gripes e resfriados em crianças não imunizadas. Além de complicações graves, como a inflamação da epiglote, pode causar arritmia cardíaca e insuficiência renal.

Já o tétano é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Clostridium tetani, que atinge o organismo por meio de lesões na pele, como cortes, arranhões e mordidas. A enfermidade provoca rigidez muscular e ameaça à vida, caso atinja os músculos respiratórios.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é provocada pela bactéria Bordetella pertussis, sendo uma doença muito contagiosa. A transmissão ocorre por saliva ou gotículas contaminadas. A primeira fase se caracteriza por tosse produtiva, passando a acessos de tosse intensa, podendo apresentar dificuldade respiratória.

Outra doença que pode ser prevenida por esse imunizante é a poliomielite. Provocada pelo poliovírus, é transmitida por via fecal-oral, que é o contato com as fezes ou com a saliva de uma pessoa infectada. A paralisia infantil, causada pelo poliovírus, pode atingir membros inferiores e ocorre quando o vírus atinge o sistema nervoso, causando lesão dos neurônios motores. Mas pode também atingir a parte respiratória ou digestiva do organismo. A doença pode levar à morte.

A vacina também oferece proteção contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo B, que se aloja na garganta e, mesmo sem causar doença no portador, pode ser transmitida por gotículas de saliva e secreções, por meio de tosse, espirro e respiração. A bactéria pode causar meningite, pneumonia, inflamação da garganta, otite, artrite, infecção da membrana que recobre o coração, infecção dos ossos, entre outras complicações.

TRÍPLICE BACTERIANA + POLIOMIELITE + HIB + HEPATITE B: HEXAVALENTE

Doença que previne: Difteria, tétano, coqueluche acelular, poliomielite, Haemophilus influenzae tipo B (HIB) e Hepatite B
Quando aplicar: aos 2, 4 e 6 meses e reforço aos 15 meses de vida
Número de doses: 4 doses
Aplicação: intramuscular
Descrição: Exclusiva para bebês e crianças até 5 anos, o imunizante oferece proteção contra cinco doenças.

A difteria, provocada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, é uma doença infectocontagiosa respiratória que atinge a faringe, a laringe e as amígdalas. A enfermidade é comum na infância, principalmente após gripes e resfriados em crianças não imunizadas. Além de complicações graves, como a inflamação da epiglote, pode causar arritmia cardíaca e insuficiência renal.

Já o tétano é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Clostridium tetani, que atinge o organismo por meio de lesões na pele, como cortes, arranhões e mordidas. A enfermidade provoca rigidez muscular e ameaça à vida, caso atinja os músculos respiratórios.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é provocada pela bactéria Bordetella pertussis, sendo uma doença muito contagiosa. A transmissão ocorre por saliva ou gotículas contaminadas. A primeira fase caracteriza-se por tosse produtiva, após passa a acessos de tosse intensa, podendo apresentar dificuldade respiratória.

Outra doença que pode ser prevenida por esse imunizante é a poliomielite. Provocada pelo vírus poliovírus, ele é transmitido por via fecal-oral, que é pelo contato com as fezes ou com a saliva de uma pessoa infectada. A paralisia infantil, provocada pelo vírus poliovírus, pode atingir membros inferiores e ocorre quando o vírus atinge o sistema nervoso, causando lesão dos neurônios motores, pode também atingir a parte respiratória ou digestiva do organismo, a doença pode levar à morte.

Além disso, a vacina oferece proteção contra a hepatite B. A doença transmitida pelo vírus VHB, que tem propensão a infectar os hepatócitos, que são as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico. O vírus, além de provocar alterações no fígado, pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas agudos, como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados. Se o diagnóstico não for precoce, pode evoluir para a fase crônica, que pode ser assintomática ou ser caracterizada por grave comprometimento do fígado e evoluir para cirrose.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 13 – VALENTE (VPC13)

Doença que previne: infecções causadas por Streptococcus pneumoniae
Quando aplicar: a partir dos 2 meses de vida
Número de doses: 2 a 7 meses: quatro doses; 7 a 11 meses: três doses; 11 a 24 meses: duas doses; acima de 2 anos: uma dose
Aplicação: intramuscular
Descrição: A doença pneumocócica atinge principalmente crianças menores de 5 anos e idosos, mas pode atingir todas as faixas etárias também. Responsável por casos de infecções nos pulmões, a enfermidade pode afetar outras regiões como os ouvidos, o sangue e até as meninges, causando meningite.

A doença é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae) e é mais comum no inverno, quando associada à gripe apresenta formas ainda mais graves. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves como a pneumonia, meningite e otite, que são causadas por 13 sorotipos de pneumococos. A vacina é inativada, ou seja, não contém agentes vivos, portanto não causa a doença.

ROTAVÍRUS

Doença que previne: Gastroenterite (diarreia e vômitos) causada por rotavírus
Quando aplicar: aos 2, 4 e 6 meses de vida
Número de doses: três doses
Aplicação: via oral
Descrição: O rotavírus pode causar gastroenterite grave, com diarreia, vômito, febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse. O vírus, que está presente em todo o mundo, atinge crianças de todas as idades, especialmente menores de 5 anos.

A transmissão é pela via fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos e pode entrar em contato com a pessoa pelas mãos. Os surtos da doença são comuns em escolas e centros de educação infantil, já que a circulação de crianças é grande.

MENINGOCÓCICAS CONJUGADAS ACWY

Doença que previne: Meningite meningocócica causada pelos sorotipos A,C,W e Y
Quando aplicar: a partir dos 2 meses de vida
Número de doses: duas doses com reforço após 1 ano de vida
Aplicação: intramuscular
Descrição: A meningite é um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e a doença pode ser causada por diversos agentes, bactérias ou vírus.

No Brasil, o tipo mais frequente é a meningocócica, provocada pelos meningococos (Neisseria meningitidis) e extremamente perigosa, podendo ser fatal em 20% a 30% dos casos. Cerca de 10% a 20% das pessoas que contraem a doença ficam com alguma sequela, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

MENINGOCÓCICA B

Doença que previne: Meningite meningocócica do sorotipo B
Quando aplicar: a partir dos 2 meses de vida
Número de doses: conforme idade de início do esquema vacinal, podendo ser duas ou três doses e reforço
Aplicação: intramuscular.
Descrição: A meningite é um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e a doença pode ser causada por diversos agentes, bactérias ou vírus.

No Brasil, o tipo mais frequente é a meningocócica, provocada pelos meningococos (Neisseria meningitidis) e extremamente perigosa, podendo ser fatal em 20% a 30% dos casos. Cerca de 10% a 20% das pessoas que contraem a doença ficam com alguma sequela, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

GRIPE (INFLUENZA)

Doença que previne: Influenza (gripe) quadrivalente, com 2 cepas Influenza A e 2 cepas Influenza B.
Quando aplicar: a partir dos 6 meses de vida.
Número de doses: 1 dose anual.
Aplicação: intramuscular.
Descrição: A influenza ou gripe, como é chamada, está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo e ocorre principalmente em épocas mais frias. Estima-se que, todos os anos, esse vírus atinja 10% dos adultos e 30% das crianças.

A infecção pode causar hospitalização e até mesmo levar ao óbito, principalmente entre os grupos de maior risco, como crianças, gestantes, idosos, pessoas com doença respiratória, cardíaca, obesidade, diabetes, imunossuprimidos, entre outros.
Obs:. crianças até 9 anos, se não vacinadas anteriormente devem realizar 2 doses com intervalo de 30 dias.

FEBRE AMARELA

Doença que previne: Febre amarela
Quando aplicar: a partir dos 9 meses de vida
Número de doses: uma dose e reforço até 4 anos de idade
Aplicação: subcutânea
Descrição: A febre amarela é uma doença viral potencialmente grave, com letalidade que pode chegar a 60%. A transmissão ocorre por meio de um mosquito infectado com o vírus. Grande parte das pessoas com febre amarela apresenta sinais leves, mesmo assim a taxa de transmissão ainda é alta.

Entre os principais sintomas estão febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Após esse período, o paciente pode ter uma melhora, cerca de dois dias, mas é importante ficar atento, pois mesmo que a melhora seja aparente a doença ainda pode evoluir para a forma mais grave e causar insuficiência hepática e renal, icterícia – que são os olhos e a pele amarelados – e manifestações hemorrágicas.

VARICELA

Doença que previne: Varicela (catapora)
Quando aplicar: a partir dos 12 meses de vida
Número de doses: duas doses
Aplicação: subcutânea
Descrição: A infecção é causada pelo vírus varicela-zóster (a catapora) e é altamente contagiosa. A doença se apresenta com pequenas manchas vermelhas por todo o corpo, que coçam e evoluem para vesículas (bolhas), podendo aparecer também nas mucosas (boca e região genital), mas não ao mesmo tempo.

Essa condição faz com que a pessoa apresente erupções que começam com manchas e evoluem para bolhas e crostas. Também podem ocorrer febre, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça.

TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA)

Doença que previne: Sarampo, Caxumba e Rubéola
Quando aplicar: a partir de 1 ano de idade
Número de doses: duas doses
Aplicação: subcutânea
Descrição: O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa e que pode ser fatal. A transmissão ocorre por secreções contaminadas eliminadas pelo espirro e tosse. Entre os principais sintomas estão: febre, aparecimento de manchas avermelhadas na pele, conjuntivite e mal-estar.

Já a caxumba, que também é uma infecção contagiosa, provoca inflamação das glândulas salivares, que ficam na região maxilar e no pescoço. As principais complicações são as inflamações de testículos e ovários, podendo levar à infertilidade, e inflamação no pâncreas.

A rubéola, que também pode ser prevenida por essa vacina, é infectocontagiosa e causa manchas avermelhadas pelo corpo, febre, aumento dos gânglios linfáticos e dores no corpo. Gestantes contaminadas pela rubéola podem causar má-formação congênita, provocando surdez e problemas de visão no bebê.

*Em situação de risco para o Sarampo, por exemplo, surto ou exposição domiciliar, a 1ª dose pode ser aplicada a partir de 6 meses de vida.

TETRAVIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA + VARICELA)

Doença que previne: Sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora)
Quando aplicar: a partir 1 ano de idade
Número de doses: duas doses
Aplicação: subcutânea
Descrição: Diferentemente da vacina tríplice viral, a tetraviral oferece proteção contra a varicela, que é uma infecção causada pelo vírus varicela-zóster (a catapora) e altamente contagiosa. A doença se apresenta com pequenas manchas vermelhas por todo o corpo, que coçam e evoluem para vesículas (bolhas), podendo aparecer também nas mucosas (boca e região genital).

Já o sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa e que pode ser fatal. A transmissão ocorre por secreções contaminadas eliminadas pelo espirro e tosse. Entre os principais sintomas estão: febre, aparecimento de manchas avermelhadas na pele, conjuntivite e mal-estar.

A caxumba, que também é uma infecção contagiosa, provoca inflamação das glândulas salivares, que ficam na região maxilar e no pescoço. As principais complicações são as inflamações de testículos e ovários, podendo levar à infertilidade, e inflamação no pâncreas.

A rubéola, que também pode ser prevenida por essa vacina, é infectocontagiosa e causa manchas avermelhadas pelo corpo, febre, aumento dos gânglios linfáticos e dores no corpo. Gestantes contaminadas pela rubéola podem causar má-formação congênita, provocando surdez e problemas de visão no bebê.

HEPATITE A

Doença que previne: Hepatite A
Quando aplicar: a partir de 1 ano de idade
Número de doses: duas doses
Aplicação: intramuscular
Descrição: A hepatite A é uma doença viral que causa inflamação no fígado. A transmissão é pela via fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com água ou alimentos contaminados, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal e contato com pessoas infectadas.

Entre os principais sintomas estão a febre, perda de apetite, cansaço, dor abdominal, enjoo, vômito e pele ou olhos amarelados (icterícia). Crianças menores de 5 anos podem ser assintomáticas. Os infectados transmitem o vírus por um longo tempo, e a eliminação pelas fezes pode contaminar objetos, água e alimentos.

PNEUMOCÓCICA POLISSACARÍDICA 23 – VALENTE (VPP23) – PNEUMO 23

Doença que previne: infecções causadas por Streptococcus pneumoniae
Quando aplicar: conforme orientação médica, podendo ser realizada a partir dos 2 anos de idade
Número de doses: uma dose
Aplicação: intramuscular
Descrição: A doença pneumocócica, provocada pelo vírus Streptococcus pneumoniae, é responsável por infecções nos pulmões, mas também pode atingir outras regiões do corpo humano, como ouvido, sangue e meninges, causando a meningite.

Quando associada à gripe, a doença pode evoluir para casos graves, principalmente no inverno. Crianças menores de 5 anos e idosos estão mais suscetíveis à doença.

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR

Doença que previne: Difteria, tétano e coqueluche acelular
Quando aplicar: a partir de 4 anos de idade
Número de doses: uma dose e reforço a cada dez anos
Aplicação: intramuscular
Descrição: A difteria, provocada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, é uma doença infectocontagiosa respiratória que atinge a faringe, a laringe e as amígdalas. A enfermidade é comum na infância, principalmente após gripes e resfriados em crianças não imunizadas. Além de complicações graves, como a inflamação da epiglote, pode causar arritmia cardíaca e insuficiência renal.

Já o tétano é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Clostridium tetani, que atinge o organismo por meio de lesões na pele, como cortes, arranhões e mordidas. A enfermidade provoca rigidez muscular e ameaça à vida, caso atinja os músculos respiratórios.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é provocada pela bactéria Bordetella pertussis, sendo uma doença muito contagiosa. A transmissão ocorre por saliva ou gotículas contaminadas. A primeira fase se caracteriza por tosse produtiva, passando a acessos de tosse intensa, podendo apresentar dificuldade respiratória.

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR+ POLIOMIELITE

Doença que previne: Difteria, Tétano, Coqueluche Acelular + Poliomielite
Quando aplicar: a partir de 3 anos de idade
Número de doses: uma dose e reforço a cada dez anos
Aplicação: intramuscular
Descrição: Utilizada como reforço das doses iniciais, a vacina oferece proteção contra quatro doenças. A primeira delas, a difteria, provocada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, é uma doença infectocontagiosa respiratória que atinge a faringe, a laringe e as amígdalas. A enfermidade é comum na infância, principalmente após gripes e resfriados em crianças não imunizadas. Além de complicações graves, como a inflamação da epiglote, pode causar arritmia cardíaca e insuficiência renal.

Já o tétano é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Clostridium tetani, que atinge o organismo por meio de lesões na pele, como cortes, arranhões e mordidas. A enfermidade provoca rigidez muscular e ameaça à vida, caso atinja os músculos respiratórios.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é provocada pela bactéria Bordetella pertussis, sendo uma doença muito contagiosa. A transmissão ocorre por saliva ou gotículas contaminadas. A primeira fase se caracteriza por tosse produtiva, passando a acessos de tosse intensa, podendo apresentar dificuldade respiratória.

Outra doença que pode ser prevenida por esse imunizante é a poliomielite. Provocada pelo poliovírus, é transmitida por via fecal-oral, que é o contato com as fezes ou com a saliva de uma pessoa infectada. A paralisia infantil, causada pelo poliovírus, pode atingir membros inferiores e ocorre quando o vírus atinge o sistema nervoso, causando lesão dos neurônios motores. Mas pode também afetar a parte respiratória ou digestiva do organismo. A doença pode levar à morte.

DENGUE

Doença que previne: Dengue do tipo 1,2,3 e 4 (Takeda).
Quando aplicar: a partir dos 4 até 60 anos de idade.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: Subcutânea.
Descrição: A doença é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti e apresenta período de incubação de quatro a dez dias (média de cinco a seis dias). A infecção pode ser assintomática, podendo causar diversos sintomas e até mesmo a morte.

Normalmente, o primeiro sintoma é a febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, e pode vir acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e prurido cutâneo. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns.
Obs:. Pessoas soronegativas e soropositivas para Dengue podem se vacinar.

HPV

Doença que previne: HPV pelos sorotipos 6, 11,16 e 18
Quando aplicar: a partir dos 9 anos de idade
Número de doses: duas doses até 15 anos e três doses para as demais faixas etárias
Aplicação: intramuscular
Descrição: O HPV (papiloma vírus) é uma infecção sexualmente transmissível e uma das mais comuns do mundo. A transmissão acontece pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada, durante uma relação sexual. Além disso, o HPV pode ser transmitido via objetos ou materiais que entraram em contato com o vírus, por meio de cortes e escoriações de uma pessoa infectada.

A infecção pode provocar verrugas, lesões e diversos tipos de cânceres, como o de colo de útero e o de pênis.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 15-VALENTE (PNEUMONIA, MENINGITE E OTITE)

Doença que previne: Pneumonia, meningite e otite
Quando aplicar: a partir dos 2 meses
Número de doses: 3 doses + reforço para menores de 2 anos. A partir de 2 anos, dose única.
Aplicação: Intramuscular

Adolescentes

(11 a 19 anos)

TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA)

Doença que previne: Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Quando aplicar: para adolescentes não vacinados na infância.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: subcutânea.

HPV

Doença que previne: HPV pelos sorotipos 6, 11, 16 e 18.
Quando aplicar: dos 9 aos 15 anos, 2 doses, para 15 anos completos ou mais, 3 doses.
Número de doses: 2 ou 3 doses conforme a idade.
Aplicação: intramuscular.

MENINGOCÓCICAS CONJUGADAS ACWY

Doença que previne: Meningite Meningocócica causada pelos sorotipos A, C, W e Y.
Quando aplicar: na adolescência como dose de reforço ou para adolescentes não vacinados na infância.
Número de doses: dose única para vacinados na infância ou 2 doses com intervalo de 5 anos para não vacinados.
Aplicação: intramuscular.

MENINGOCÓCICA B

Doença que previne: Meningite Meningocócica do sorotipo B.
Quando aplicar: para adolescentes não vacinados na infância.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: intramuscular.

HEPATITE B

Doença que previne: Hepatite B.
Quando aplicar: até 19 anos para adolescentes não vacinados na infância.
Número de doses: 3 doses.
Aplicação: intramuscular.

HEPATITE A

Doença que previne: Hepatite A.
Quando aplicar: para adolescentes não vacinados na infância.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: intramuscular.

FEBRE AMARELA

Doença que previne: Febre Amarela.
Quando aplicar: para adolescentes não vacinados na infância.
Número de doses: dose única.
Aplicação: subcutânea.

VARICELA

Doença que previne: Varicela (Catapora).
Quando aplicar: para adolescentes não vacinados na infância e que nunca tiveram a doença.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: subcutânea.

DENGUE

Doença que previne: Dengue do tipo 1,2,3 e 4 (Takeda).
Quando aplicar: a partir dos 4 até 60 anos de idade.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: Subcutânea.
Obs:. Pessoas soronegativas e soropositivas para Dengue podem se vacinar.

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR

Doença que previne: Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular.
Quando aplicar: aos 14 anos de idade ou 10 anos após a última dose.
Número de doses: uma dose e reforço a cada 10 anos.
Aplicação: intramuscular

GRIPE (INFLUENZA)

Doença que previne: Influenza (Gripe) Quadrivalente, com 2 cepas Influenza A e 2 cepas Influenza B.
Quando aplicar: indicação universal, para todas faixas etárias.
Número de doses: dose anual.
Aplicação: intramuscular.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 15-VALENTE (PNEUMONIA, MENINGITE E OTITE)

Doença que previne: Pneumonia, meningite e otite
Quando aplicar: a partir dos 2 meses
Número de doses: 3 doses + reforço para menores de 2 anos. A partir de 2 anos, dose única.
Aplicação: Intramuscular

Adultos

(20 a 59 anos)

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR

Doença que previne: Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular.
Quando aplicar: 10 anos após a última dose.
Número de doses: uma dose e reforço a cada 10 anos.
Aplicação: intramuscular.

HPV

Doença que previne: HPV pelos sorotipos 6, 11, 16 e 18.
Quando aplicar: a partir dos 9 anos até 45 anos de idade ou conforme orientação médica.
Número de doses: 3 doses.
Aplicação: intramuscular.

MENINGOCÓCICAS CONJUGADAS ACWY

Doença que previne: Meningite Meningocócica causada pelos sorotipos A, C, W e Y.
Quando aplicar: até 55 anos de idade ou conforme orientação médica.
Número de doses: dose única.
Aplicação: intramuscular.

HEPATITE B

Doença que previne: Hepatite B.
Quando aplicar: para adultos não vacinados.
Número de doses: 3 doses.
Aplicação: intramuscular.

HEPATITE A

Doença que previne: Hepatite A.
Quando aplicar: para adultos não vacinados.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: intramuscular.

FEBRE AMARELA

Doença que previne: Febre Amarela.
Quando aplicar: para adultos não vacinados.
Número de doses: dose única.
Aplicação: subcutânea.

VARICELA

Doença que previne: Varicela (Catapora).
Quando aplicar: adultos não vacinados e que nunca tiveram Varicela.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: subcutânea.

DENGUE

Doença que previne: Dengue do tipo 1,2,3 e 4 (Takeda).
Quando aplicar: a partir dos 4 até 60 anos de idade.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: Subcutânea.
Obs:. Pessoas soronegativas e soropositivas para Dengue podem se vacinar.

HERPES-ZÓSTER

Doença que previne: Herpes-Zóster.
Quando aplicar: a partir dos 18 anos (se Imunossuprimido) e partir dos 50 anos (Rotina).
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: Intramuscular.

GRIPE (INFLUENZA)

Doença que previne: Influenza (Gripe) Quadrivalente, com 2 cepas Influenza A e 2 cepas Influenza B.
Quando aplicar: indicação universal, para todo as faixas etárias.
Número de doses: dose anual.
Aplicação: intramuscular.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 13 – VALENTE (VPC13)

Doença que previne: infecções causadas por Streptococcus pneumoniae.
Quando aplicar: indicação para uso de rotina, conforme calendário vacinal
Número de doses: dose única.
Aplicação: intramuscular.

TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA)

Doença que previne: Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Quando aplicar: para adultos não vacinados, 2 doses até 29 anos; entre 29 e 49 anos, dose única.
Número de doses: 1 ou 2 doses conforme a idade.
Aplicação: subcutânea.

MENINGOCÓCICA B

Doença que previne: Meningite Meningocócica do sorotipo B.
Quando aplicar: até 55 anos de idade ou conforme orientação médica.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: intramuscular.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 15-VALENTE (PNEUMONIA, MENINGITE E OTITE)

Doença que previne: Pneumonia, meningite e otite
Quando aplicar: a partir dos 2 meses
Número de doses: 3 doses + reforço para menores de 2 anos. A partir de 2 anos, dose única.
Aplicação: Intramuscular

Gestantes e Puérperas


VACINA DE PREVENÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO RHO EM MULHERES RHD-NEGATIVO

Doença que previne: incompatibilidade sanguínea maternofetal. Indicada à mulher RhD-negativo que esteja grávida de um bebê cujo pai é RhD-positivo ou caso seu bebê já tenha nascido e seja RhD-positivo.
Quando aplicar: a partir de 28 semanas de gestação até no máximo 72 horas após o procedimento, conforme indicação médica.
Número de doses: dose única.
Aplicação: intramuscular.

GRIPE (INFLUENZA)

Doença que previne: Influenza (Gripe) Quadrivalente, com 2 cepas Influenza A e 2 cepas Influenza B.
Quando aplicar: a partir do 1º trimestre de gestação.
Número de doses: dose anual.
Aplicação: intramuscular.

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR

Doença que previne: Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular.
Quando aplicar: 10 anos após a última dose.
Número de doses: 1 dose com reforço a cada 10 anos.
Aplicação: intramuscular.

HEPATITE B

Doença que previne: Hepatite B.
Quando aplicar: para gestante não vacinada ou com exame não reagente.
Número de doses: 3 doses.
Aplicação: intramuscular.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 15-VALENTE (PNEUMONIA, MENINGITE E OTITE)

Doença que previne: Pneumonia, meningite e otite
Quando aplicar: a partir dos 2 meses
Número de doses: 3 doses + reforço para menores de 2 anos. A partir de 2 anos, dose única.
Aplicação: Intramuscular

Idosos

(+ de 60 anos)

HERPES-ZÓSTER

Doença que previne: Herpes-Zóster.
Quando aplicar: a partir dos 18 anos (se Imunossuprimido) e partir dos 50 anos (Rotina).
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: Intramuscular.

GRIPE (INFLUENZA)

Doença que previne: Influenza (Gripe) Quadrivalente, com 2 cepas Influenza A e 2 cepas Influenza B.
Quando aplicar: indicação universal, para todo as faixas etárias.
Número de doses: dose anual.
Aplicação: intramuscular.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 13 – VALENTE (VPC13)

Doença que previne: infecções causadas por Streptococcus pneumoniae.
Quando aplicar: indicação para uso de rotina, conforme calendário vacinal.
Número de doses: dose única.
Aplicação: intramuscular.

PNEUMOCÓCICA POLISSACARÍDICA 23 – VALENTE (VPP23) – PNEUMO 23

Doença que previne: infecções causadas por Streptococcus pneumoniae, como Pneumonias e Meningites.
Quando aplicar: indicação para uso de rotina, conforme calendário vacinal.
Número de doses: 1 dose e reforço após 5 anos.
Aplicação: intramuscular.
Obs:. idealmente realizar a pneumocócica 13 V e após 6 meses a pneumocócica 23 V.

TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR

Doença que previne: Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular.
Quando aplicar: 10 anos após a última dose.
Número de doses: 1 dose com reforço a cada 10 anos.
Aplicação: intramuscular.

FEBRE AMARELA

Doença que previne: Febre Amarela.
Quando aplicar: para idosos não vacinados.
Número de doses: dose única.
Aplicação: subcutânea.

HEPATITE A

Doença que previne: Hepatite A.
Quando aplicar: para idosos não vacinados.
Número de doses: 2 doses.
Aplicação: intramuscular.
Obs:. após avaliação sorológica ou situação de exposição e surtos.

HEPATITE B

Doença que previne: Hepatite B.
Quando aplicar: para idosos não vacinados.
Número de doses: 3 doses.
Aplicação: intramuscular.

MENINGOCÓCICAS CONJUGADAS ACWY

Doença que previne: Meningite Meningocócica causada pelos sorotipos A, C, W e Y.
Quando aplicar: até 55 anos de idade ou conforme orientação médica.
Número de doses: dose única.
Aplicação: intramuscular.

TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA)

Doença que previne: Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Quando aplicar: para idosos não vacinados.
Número de doses: dose única.
Aplicação: subcutânea.
Obs:. conforme risco epidemiológico e situação individual de susceptibilidade.

PNEUMOCÓCICA CONJUGADA 15-VALENTE (PNEUMONIA, MENINGITE E OTITE)

Doença que previne: Pneumonia, meningite e otite
Quando aplicar: a partir dos 2 meses
Número de doses: 3 doses + reforço para menores de 2 anos. A partir de 2 anos, dose única.
Aplicação: Intramuscular