Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Vai viajar com a família? Confira a carteira de vacinação!

Após decidir o destino das férias, é fundamental checar com antecedência a carteirinha de imunização, principalmente de crianças e adolescentes

atualizar carteira de vacinação férias
Após decidir o destino, é importante checar a carteira de vacinação de toda a família, mas especialmente de crianças e adolescentes.

As férias geralmente são um fator de alerta para a atualização da carteira de vacinação, isso porque as pessoas fazem atividades em locais públicos e diferentes da rotina e viajam para outras regiões, favorecendo a circulação de micro-organismos. Por isso, após decidir o destino, o Hospital Pequeno Príncipe alerta para a importância de checar com antecedência as vacinas faltantes de toda a família, mas especialmente para crianças e adolescentes.

A pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, destaca que as vacinas não têm uma formação de anticorpos imediata, por isso a importância de imunizar-se. O ideal é vacinar com um mês de antecedência, porém, quando não for possível, a imunização deve ser feita o mais brevemente possível. “Quando você recebe a vacina, o organismo reconhece a formação de anticorpos e leva, em média, de 10 a 15 dias. Entretanto, se não tiver tempo, mesmo um dia antes da viagem já vale”, esclarece a médica.

Quais vacinas tomar?

A carteira de vacinação deve ser atualizada conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) também recomendam doses complementares disponíveis apenas na rede particular. “O nosso sistema imunológico funciona como um sistema de defesa e, para evitar as infecções, o ideal é treinar essas células de defesa, e isso acontece primeiro pela vacinação”, salienta a especialista.

A médica destaca também que as vacinas recomendadas variam de acordo com o destino. “Por isso, a importância de manter o calendário básico em dia. Quem viaja para regiões afastadas ou para fora do país precisa verificar com o médico, que poderá direcionar de acordo com o destino quais as ocorrências de doenças na região”, completa.

Cuidados além da vacinação

Com a imunização em ordem, outros pontos importantes complementam a orientação dos especialistas para que o sistema imunológico esteja em pleno funcionamento.

– Consumir água, pois contribui para o bom funcionamento do corpo.
– Praticar atividade física, mesmo que tenha pouco espaço em casa.
– Garantir rotina de sono, porque um corpo cansado fica mais suscetível a doenças.
– Manter uma rotina alimentar balanceada, com horários preestabelecidos.
– Evitar alimentos que contenham excesso de sódio, açúcar e gordura.