Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Campanha de Multivacinação: leve as crianças e adolescentes para vacinar

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe lembra que as vacinas são essenciais para garantir uma vida saudável e que é papel dos pais e responsáveis manter a carteira atualizada

Campanha de Multivacinação
No Paraná, a Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 28 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 21 de outubro.

O Dia Nacional da Vacinação deste ano coincide com a Campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. No Paraná, será realizada até o dia 28 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 21 de outubro. A vacinação é um ato de extrema importância para a saúde pública, e a campanha é uma oportunidade de garantir que as crianças e os adolescentes recebam todas as imunizações necessárias para um desenvolvimento saudável.

Desafios da cobertura vacinal no Brasil

No Brasil, somente a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 2022, com 99,5% de crianças vacinadas. Um levantamento inédito do Observatório de Saúde da Infância (Observa Infância – Fiocruz/Unifase), baseado em dados dos sistemas públicos de saúde, levou em consideração quatro imunizações essenciais. Entre elas, a BCG, a poliomielite, a DTP (difteria, tétano e coqueluche) e a MMRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Infelizmente, o cenário está longe do ideal. A poliomielite, por exemplo, atingiu 85,3% das doses iniciais e apenas 67,7% em relação à dose de reforço. Entre as Américas, o Brasil é o segundo país com maior risco da reintrodução do vírus, atrás apenas do Haiti. “As doenças evitáveis pela vacinação podem causar sequelas para a vida toda. Por isso, defendo as vacinas como a principal ferramenta atual de proteção contra doenças infecciosas para as crianças, adolescentes e população em geral”, explica a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Vacinação em Curitiba

Até sexta-feira, dia 20, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá, até as 20h, o horário de vacinação em dez unidades de saúde (uma em cada distrito sanitário do município). Já o Dia D de vacinação será no sábado, 21, das 9h às 15h, em 29 unidades de saúde. Confira mais informações sobre a Campanha de Multivacinação em Curitiba, com os horários e unidades disponíveis, no site da prefeitura.

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação tem como objetivo reforçar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, bem como campanhas contra a COVID-19 e a influenza. O foco principal é em crianças e adolescentes com até 15 anos. E a expectativa é de aplicar cerca de 250 mil doses em todo o Paraná.

As vacinas disponíveis na campanha são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, COVID-19 e Influenza.

“A proteção de nossas crianças e adolescentes começa com a conscientização e ação de pais, médicos e autoridades de saúde, trabalhando juntos para tornar o presente e o futuro mais saudáveis e seguros para todas as gerações. Não deixe de levar seus filhos para se vacinar, não apenas nessa campanha, mas sempre que indicado pelo pediatra”, finaliza a médica.