Em tempos de pandemia, a imunização salva vidas e é fundamental para assegurar a saúde de toda a população
Vale a pena frisar, sobretudo neste momento de pandemia, que a imunização salva milhões de vidas. Fora isso, é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso e economicamente viável. Neste 26 de maio, o Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe (CEVA) chega ao 21º aniversário e, entre outros atributos, destaca-se por ser um espaço especializado e exclusivo para garantir atendimento integral a todas as faixas etárias, de recém-nascidos até idosos.
Regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com Certificado de Qualidade emitido pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), o Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe oferece vacinação domiciliar, realiza campanhas de vacinações externas, orientações sobre calendários vacinais e supervisão médica integral. Além da aplicação de vacinas, a unidade realiza avaliação pré-vacinal e também suporte nos cuidados pós-vacina da equipe médica e de enfermagem. Há destaque também na área científica, com elaboração de guias de imunização, assim como a participação em eventos científicos nacionais e internacionais.
As vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes bacterianos e virais. “É essencial que a vacinação acompanhe o indivíduo desde o primeiro dia de vida e persista em cada fase de sua vida, de acordo com orientação médica. A carteira de vacinação precisa estar sempre em dia”, reforça a médica responsável pelo CEVA, Heloisa Giamberardino.