O frio e o clima seco contribuem para a transmissão e intensificação da infecção, que pode levar a óbito. O imunizante contra a doença está disponível no CEVA
A pneumonia atinge pessoas de todas as idades. Diferentemente da gripe, que afeta as vias aéreas superiores – nariz, garganta e faringe –, a doença atinge diretamente o pulmão, causando uma infecção. A pneumonia pode ter origem viral ou bacteriana e tem como principal causador a bactéria Streptococcus pneumoniae ou pneumococo. Uma das principais formas de prevenção é por meio da vacinação, fundamental para evitar as formas graves da doença.
“Crianças, pessoas com comorbidades e idosos são os mais propensos a desenvolver formas graves da doença. No entanto, pessoas saudáveis não estão isentas de desenvolverem complicações por conta da pneumonia”, explica a médica e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.
O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza atualmente a vacina contra a pneumonia, a Pneumocócica Conjugada 13 – valente. O imunizante é de uso intramuscular e pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, com recomendação principal para crianças, adultos com doenças crônicas e idosos.
Tanto a pneumonia viral quanto a bacteriana são transmitidas por secreções e/ou gotículas respiratórias de pessoas contaminadas e pelo ar. Além da vacinação, alguns cuidados podem ser tomados para evitar a doença, como higienizar as mãos frequentemente , uso de máscara e ambientes com boa higiene e ventilação.
O atraso no início do tratamento pode agravar a pneumonia e comprometer seriamente os pulmões, podendo até mesmo levar à morte. Por isso, a consulta com o médico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos da doença.
– Tosse
– Febre
– Dor no peito
– Dificuldade para respirar