O imunizante é indicado somente para idosos e já está disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe.
Com as baixas temperaturas e a mudança de estação, a gripe – infecção causada pelo vírus influenza – volta a circular entre a população. As crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos estão mais suscetíveis à doença. A campanha de vacinação para aplicação do imunizante da gripe ocorre todos os anos no Brasil. Neste ano, a novidade é a vacina Efluelda – disponível somente na rede particular – para idosos.
Veja também – Vacina da gripe quadrivalente para todas as idades
Vacina Efluelda
Disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, o novo imunizante é indicado somente para idosos com mais de 60 anos. Essa população fica mais vulnerável ao vírus e pode ter complicações mais graves decorrentes da doença. “O idoso é quem mais tem problema cardiovascular, hipertensão, entre outros. Por isso o imunizante é fundamental para esse público, que deve ser vacinado todos os anos”, pontua a enfermeira Andressa Hoinski.
A gripe, além de gerar incômodo, pode causar consequências graves e até levar à morte. Segundo a conceituada revista médica European Respiratory Journal, do Reino Unido, o idoso com o vírus da influenza tem oito vezes mais chances de complicação cardiovascular e dez vezes mais chances de complicação pulmonar.
“A nova vacina Efluelda oferece quatro vezes mais proteção do que o imunizante tradicional – com uma dose de 60ug, em vez de 15ug da dose tradicional, para cada componente da vacina – e eficácia de 24,2% a mais. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda o reforço do imunizante tradicional da gripe, com período de 30 dias entre as doses em idosos. Já a vacina da Efluelda, por oferecer mais proteção, não necessita de uma segunda dose”, explica a médica Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.