Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Vacinação é essencial para uma vida mais saudável

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde, o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe alerta para a importância da imunização

Saúde
A vacinação é fundamental para a saúde de toda a população.

Neste mês em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, referência em imunização, apoia a campanha e acredita que a vacinação é essencial para uma vida mais saudável em todas as idades. A data, que marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – criada em 1948 –, concentra-se em um assunto de interesse público. Em 2023, o tema é “Saúde para Todos”.

“A imunização é fundamental em todas as idades. Muitas pessoas pensam que as vacinas são só para as crianças, no entanto adolescentes e adultos também possuem imunizantes que precisam ser aplicados. Para que o objetivo de saúde para todos seja alcançado, é necessário que todas as faixas etárias se vacinem”, explica a médica e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Entretanto, nos últimos anos, a cobertura vacinal no Brasil não atingiu o ideal de 95% da população vacinada com os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, segundo o Ministério da Saúde. Em 2020, a cobertura chegou a 68%; em 2021, a taxa foi de 61%; e, em 2022, 67%.

Vacinação

Os imunizantes estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos que defendem o organismo de doenças. O Brasil possui o Calendário Nacional de Vacinação, referência mundial, com vacinas que protegem contra diversas doenças, como sarampo, caxumba, hepatite B, câncer de colo de útero, poliomielite, entre outras.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estimou que – se entre 2011 e 2020 as metas de vacinação para os imunizantes contra a hepatite B, Haemophilus influenzae tipo B, papilomavírus humano, encefalite japonesa, sarampo, meningococo A, pneumococo, rotavírus, rubéola e febre amarela tivessem sido alcançadas – até 26 milhões de mortes teriam sido evitadas em 94 países de baixa ou média-baixa renda.

Veja também – Vacina da gripe já está disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

Outras atitudes de cuidado que contribuem para a saúde:

– Realize consultas regulares ao médico de confiança.
– Mantenha os exames em dia.
– Atualize a carteira de vacinação. 
– Tenha boas noites de sono.
– Adote uma alimentação saudável.
– Pratique exercícios físicos regularmente.