Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Férias: saiba a importância da imunização

A atualização da carteira de vacinação deve fazer parte do planejamento da viagem

férias
Atualize a carteira de vacina antes da viagem de férias.

Para aproveitar o verão é importante ter um planejamento, inclusive sobre as vacinas que precisam ser atualizadas. Algumas regiões do Brasil e do exterior recomendam determinados imunizantes para a estada no local, por isso a importância de atualizar a carteira de vacinação com a chegada das férias.

A médica Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, destaca a relevância da imunização. “Algumas vacinas são obrigatórias para algumas regiões e países, como a da febre amarela. No entanto, outros imunizantes, mesmo que não obrigatórios, são muito recomendados. Isso porque em alguns lugares pode estar ocorrendo algum tipo de circulação de vírus ou bactérias diferentes do que na cidade de origem do viajante”, pontua.

A especialista lembra, ainda, sobre a vacinação contra a COVID-19, que também precisa estar em dia. “A maior parte dos países exigem a declaração de imunização contra o coronavírus. Mesmo que seja uma vacina recente, é importante estar atualizada. Dessa forma, não haverá surpresas, como não entrar em determinado país ou até mesmo em locais públicos por conta da falta da atualização da carteira vacinal”, completa. 

Os imunizantes não desencadeiam a formação imediata de anticorpos. O ideal é que a vacinação seja realizada com um mês de antecedência. Quando não for possível, a imunização deve ser feita o quanto antes. Algumas vacinas recomendadas para viagens não são disponibilizadas pela rede pública de saúde, e nesses casos a orientação é a aplicação na rede privada. O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe possui os imunizantes indicados para serem aplicados antes de viagens nacionais e internacionais.

Confira algumas vacinas e os destinos que exigem a aplicação dos imunizantes:

febre amarela (América do Sul, África e Ásia): uma dose dez dias antes de viajar;

hepatite A (qualquer país): duas doses, com intervalo de seis meses entre elas;

hepatite B (qualquer país): três doses, com a segunda dose um mês depois da primeira, e a terceira, cinco meses após a segunda;

febre tifoide (África e Ásia): dose única;

cólera (África e Ásia): uma dose oito dias antes de viajar;

influenza (qualquer país): uma dose anual.