Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Importância de manter a carteira de vacinação das crianças atualizada

Apesar de as férias serem a época mais procurada para colocar as vacinas em dia, o Pequeno Príncipe orienta que a atualização seja feita durante o ano também

A vacinação é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças e para a prevenção de várias doenças. As vacinas estimulam a produção de anticorpos no organismo, que impedem que os microrganismos provoquem infecções. No Brasil, manter a carteira de vacinação atualizada é obrigatório, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nas férias escolares, os pais costumam atualizar as vacinas dos filhos. No entanto, é importante ressaltar que a vacinação deve ser lembrada durante o ano todo.

carteira de vacinação

“É muito importante que a população seja imunizada com todas as vacinas recomendadas pelo Calendário Nacional de Vacinação, principalmente as crianças, que possuem sistema imunológico em desenvolvimento, sendo mais suscetíveis à aquisição de infecções, quando comparadas aos adultos”, explica a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Giamberardino.

Segundo ela, as viagens sempre são um fator que levam à atualização da carteira de vacinação, mas o ideal é rever o Calendário de Vacinação da criança ou adolescente com antecedência, no mínimo duas semanas antes da viagem. “Se a criança está com todas as vacinas em dia, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a única preocupação para os pais é verificar com o pediatra se existem recomendações específicas para o destino escolhido, principalmente em viagens para o exterior ou lugares isolados”, completa a médica, que também é coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Pequeno Príncipe.

Para a vacina da Febre Amarela é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que pode ser obrigatório.

Importância das vacinas

As vacinas definidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) são seguras, eficazes e previnem diversas doenças, como a poliomielite, sarampo e meningites, por exemplo. “Para as vacinas que necessitam de mais de uma dose, é imprescindível que os pais fiquem atentos e levem os filhos para a aplicação das demais doses, pois somente com o esquema vacinal completo é que se alcança a devida proteção”, afirma Heloisa. Embora a vacinação seja primordial para reduzir a ocorrência de doenças imunopreveníveis, a cobertura vacinal ficou abaixo da média no Brasil em 2020, segundo o Ministério da Saúde, é importante que os pais levem os filhos para se vacinarem, aumentando a cobertura vacinal no país.