Segunda a sexta-feira: das 8h às 19h • Sábado: das 8h às 18h
(41) 3310-1414 • (41) 3310-1141  whatsapp Estacionamento gratuito

  • Segunda a sexta-feira - das 8h às 19h - Sábado - das 8h às 18h
    (41) 3310-1414 - (41) 3310-1141
    vacinas@hpp.org.br

Disponível no Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

A doença herpes-zóster é causada pela reativação do vírus da varicela (catapora). Depois que uma pessoa contrai a varicela, o vírus permanece latente no corpo e, com a queda natural da imunidade, devido ao envelhecimento ou outros fatores, pode acontecer a reativação do vírus, causando assim o herpes-zóster.

A doença pode manifestar-se de diferentes formas, como uma erupção cutânea localizada, e causar mal-estar, dor local, prurido, mas a principal complicação é a nevralgia pós-herpética (NPH), que é um quadro de dor intensa. Mesmo após a melhora das lesões, pode durar meses e até anos. A NPH é causa de sofrimento, depressão e dificuldade em exercer atividades diárias.

É estimado que 99,5% dos adultos com 40 anos ou mais já estejam infectados com vírus do herpes. Desses, 1 em cada 3 irão desenvolver a doença.

Hoje temos a vacina como a melhor forma para prevenção. Em junho de 2022 foi lançada a vacina inativada contra herpes-zóster, feita a partir de uma subunidade (glicoproteína E) recombinante do vírus combinada com a adjuvante AS01 (Shingrix GSK). Essa vacina é mais efetiva, atingindo nível de proteção superior a 90%, conforme a faixa etária e presença de comorbidades. Ela pode ser realizada a partir dos 18 anos, em situações específicas, com recomendação médica.

A primeira vacina contra herpes disponível para prevenção de HZ foi a Zostavax (Merck). Presente no Brasil desde 2014, é viva atenuada e indicada para pessoas com mais de 50 anos e imunocompetentes, segundo o calendário da SBIm.

A prevenção contra herpes-zóster é um benefício para a população e está diretamente associada a uma melhor qualidade de vida.